quinta-feira, 22 de junho de 2017

Economia Básica.


uriosamente, conforme vamos amadurecendo no mundo das finanças, as fichas começam a cair. Isso porque não basta trabalhar e guardar dinheiro na poupança(aff). É preciso muito mais do que isso para que haja evolução financeira em nossas vidas e que possamos também realizar nossos sonhos, no meu caso, "Eu Quero Renda Passiva" e não mais ser obrigado a trabalhar para ter dinheiro para pagar as contas, quero tirar esse peso das minhas costas, trabalhar sim, mas sem corda no pescoço. A partir do momento que adquirimos consciência financeira, damos mais valor ao nosso suado dinheiro. Começamos a perceber que gastamos com coisas fúteis e desnecessárias. Ao nos darmos conta disso, passamos a pensar onde estamos desperdiçando dinheiro. 

Me fiz essa pergunta e comecei a questionar onde havia desperdício de dinheiro em minha vida financeira e cheguei a seguinte conclusão:

  • Eu estava comendo muito e ficando barrigudo a ponto de me sentir incomodado. Pensei, preciso comer menos, e foi o que eu fiz. E olha que legal. Agora sobra dinheiro do ticket restaurante que a empresa paga e com essa sobra eu uso pra comprar meus pães diários pro café da manhã. Essa atitude não me fez passar fome pra economizar, não mesmo. Eu estou comendo o suficiente e de forma  mais saudável e ainda por cima "a empresa" está pagando meu café da manhã "de casa". Eu compro normalmente 5 ou 6 pães diariamente. Ótima atitude essa minha.
  • Não tenho internet no celular. Pra quê? Pra usar What`s Up e Facebook? 99% do conteúdo dessas redes sociais são apenas idiotices. Pagar pra ver negão da piroca? Pagar pra ouvir aquele gemido alto da mulher que o único objetivo e te constranger? Passo o dia inteiro no trabalho ou em casa, então uso a internet desses lugares.
  • Nos bancos paga-se para fazer TED e DOC, ao longo do ano essas tarifas pesam em nosso bolso.   Portanto, economizá-la é essencial. Por isso eu transformei minha conta corrente em conta digital (já faz um bom tempo). Por ano estou economizando um bom dinheiro, acredite. Pena que vários bancos não oferecem mais essa modalidade de conta.   
  • Não faz sentido pagar para investir no Tesouro Direto se tem opção gratuita e de qualidade. Então, deve-se abrir conta somente onde não se paga por esse investimento. 
  • Só compre o que for necessário. Me diga, pra que comprar celular extremamente caro? Poxa EQRP, eu adoro tecnologia e quero ter um ótimo hardware em mãos. Tá bom, então pra que comprar por exemplo o celular da maçã/S8(4k +-) se você pode comprar um compatível ou até melhor(meu caso) por menos da metade do preço? Cara, deixe de ser fanboy. 
  • Uso meu cartão de crédito para comprar somente o que eu realmente estou precisando, acumulo pontos e, também para pagar meia entrada no cinema, em sessão 3D é uma baita economia.
  • Estou comendo menos fora de casa, só esse exemplo já dá uma baita economizada durante o ano.
  • Eu adoro ler, sempre que passava em frente a uma banca de jornal eu comprava uma revista/livro, atualmente tenho várias delas no plástico ainda, algumas desatualizadas por que já tem mais de um ano. Mais um exemplo de gasto desnecessário. Parei com isso. 
  • Um tempo atrás estavam cobrando de mim parcelas de anuidade do cartão de crédito que nunca usei. Passei a dar mais atenção ao extrato do banco, confesso, falha minha. Sempre tive e tenho preguiça de conferir detalhadamente o extrato, estou fazendo isso agora. 
  • Após o almoço sempre dá aquela vontade de comer doce. "Todo dia" eu ia a bomboniere e comprava vários doces. Parei com essa mania, ainda compro doces mas, eles duram muito mais em minha gaveta. Estou economizando e melhorando minha saúde também. 
Se eu sempre tivesse feito essas economias, já daria uma bela grana se eu tivesse juntado tudo e investido com consciência. Hoje estaria em melhor situação financeira. O jeito é correr atrás e continuar não rasgando dinheiro.

*obviamente eu economizo tanto porque não tenho alta renda.

Abs.
EQRP

8 comentários:

  1. Show de bola EQRP!

    Um centavo poupado é um centavo ganho!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Excelente dicas poupar dinheiro, ainda melhorar a saúde e qualidade de vida.

    Também sigo essas dicas, e assim minha vida mais saudável e melhor

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ae DIL.

      Valeu pela visita . . . continue cuidando da saúde.

      Abs
      EQRP

      Excluir
  3. Fala Renda Passiva,

    São dois caminhos a seguir: Primeiro, reduzir gastos extras e bobos. Você caiu na real e já fez.

    Segundo: Buscar renda extra.

    Que seja vendendo cacarecos no OLX, tem que ter mais fontes de renda.

    Foi assim que eu consegui acumular alguma coisa, não dependi apenas do salário. Pense nisto.

    Abração e te add lá no blogroll amigo, demorei, mas add!

    Vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro VdC.

      Satisfação enorme ver um comentário seu aqui e ainda mais saber que você me adicionou em seu blogroll.

      Eu te acompanho a bastante tempo.

      Sim, você tem toda razão. É preciso reduzir gastos extras e desnecessários. Demorou para a fixa cair mas, finalmente ela caiu.
      Penso muito em obter renda extra, estou com uma ideia que julgo muito interessante, se eu por em prática irei detalhar aqui.

      Com a minha mudança de postura eu sinto que estou mais responsável.
      Eu continuo te seguindo...grato.

      Abs
      EQRP

      Excluir
  4. Parabens pela iniciativa de mudar, o primeiro passo é sempre o mais difícil, e isso vc já fez, é impressionante como o conhecimento pode transformar a vida das pessoas, quem dera eu tivesse tido ele um pouco mais cedo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maromba.

      Sim, o primeiro passo é sempre o mais difícil. Isso eu já fiz, agora vou tentar convencer minha irmã. Pena que não tive consciência financeira antes.

      Obrigado por me adicionar em seu blogroll. Também te adicionei.

      Abs
      EQRP

      Excluir